Alunos da EJA participam de Encontro na Escola Municipal Lino Oroña

 

Teresópolis, 10 de maio de 2010 - Depois do Encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Educação, através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, realizou na última sexta-feira, 7, o 1º Encontro dos Alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, desta vez voltado especificamente aos estudantes do sexo masculino. O encontro aconteceu na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, e reuniu alunos de outros quatro pólos da EJA: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Escola Ginda Bloch (Alto), Centro Educacional Roger Malhardes e Escola Belkis Frony Morgado (São Pedro), e Escola Maçom Lino Oroña (Várzea), além de professores, diretores, orientadores e palestrantes.

Coordenadora da EJA, professora Ana Paula Mattos Coutinho destaca a importância do Encontro.

Com a presença de 135 alunos e mais 42 profissionais de educação, o Encontro foi aberto pela Coordenadora da EJA, professora Ana Paula Mattos Coutinho, que destacou a importância do evento para a formação dos alunos e a criação de cidadãos mais conscientes e atuantes. “Encontros como esses colaboram para que nossos estudantes ampliem seus conhecimentos de forma crítica, viabilizando a reflexão pela busca dos direitos de melhoria de sua qualidade de vida”.

O advogado Sandro Sabino discursa sobre os Direitos do Consumidor e do Trabalhador.

Na primeira palestra, o advogado Sandro Sabino discursou sobre os Direitos do Consumidor e do Trabalhador. Elogiando a iniciativa da Coordenadoria da EJA, ele lembrou que uma escola não se faz apenas com livros, mas também através da informação e formação de conhecimentos de uma maneira mais ampla e completa. Em seguida, o professor André de Freitas explanou sobre Qualidade de Vida e Atividade Física, promovendo desafios com premiações que resultaram em grande descontração em todos os presentes, auxiliando na motivação e aumento da auto-estima.

A professora Alessandra e uma aluna na oficina de artesanato em EVA.

Encerrando as palestras da noite, a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, e a advogada Adriana Ângela discursaram sobre os Direitos da Mulher, Família e a Lei Maria da Penha. Foi exibindo um filme invertendo o papel do homem e da mulher em uma família comum, objetivando a reflexão e um maior discernimento a respeito dos papéis que cada um representa na sociedade. A Secretária Norma Suely ainda se colocou à disposição em atender qualquer aluno da EJA na Secretaria dos Direitos da Mulher, localizada na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, na Várzea.

O aluno Cino da Silva recebe a bicicleta sorteada no 1° Encontro de Alunos da EJA.

 Ao final do evento, que também contou com oficina de artesanato em EVA, ministrada pela professora Alessandra, foram sorteados diversos brindes. Ganhador de uma bicicleta, o aluno Cino da Silva, da 4ª etapa da EJA, destacou a importância do encontro para a aquisição de conhecimentos necessários ao cotidiano dos alunos. “Foi muito importante pra aprendermos sobre família, nossos direitos, leis trabalhistas e sobre muitas coisas que a gente não sabia”, disse Cino.

Voltar